Duração: Cerca de 100 minutos
Público: Primeiro ciclo do Ensino Fundamental I
Objetivos gerais: Saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos.
Objetivos específicos:
-Conhecer e começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando, para tanto, alguns procedimentos básicos
-Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde vivem e se relacionam.
Conteúdo da aula:
-Produção de mapas ou roteiros simples considerando características da linguagem cartográfica como as relações de distância e direção e o sistema de cores e legendas;
-Leitura inicial de mapas políticos, atlas e globo terrestre
Estratégias e metodologias de aula:
1ª parte: A professora entregará às crianças folhas de sulfite e pedirá que elas desenhem um mapa do mundo (como elas acham que seja).
2ª parte: Feito isso, professora levará um mapa mundi ou globo terrestre e apresentará ele à sala comparando com os desenhos (ver qual criança mais se aproximou no desenho). A partir dele, questionará as crianças sobre como elas acham que é o nosso planeta, como elas acham que os países são divididos e analisará as hipóteses levantadas por elas.
3ª parte: Questionar os alunos sobre como eles acham que o planeta é dividido e pedir que, no desenho que haviam feito anteriormente, risquem o mapa (ou pintem) do jeito que eles acham que o mundo seja dividido. Observar as hipóteses levantadas juntamente às crianças. Em seguida, explicar os pontos cardiais. E mostrar (riscando no mapa que trouxe ou fazendo um esboço na lousa) como dividimos o mundo em Norte, Sul, Leste e Oeste.
Dica: Aqui seria interessante mostrar aos alunos uma bússola e explicar o seu funcionamento. Pode, também, levantar a questão de como os navegantes faziam para se localizar nos oceanos antes da invenção dela, depois e atualmente.
Critérios de avaliação: Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
Bibliografia básica para a aula:
ALMEIDA, Rosângela D. de, PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representações. 15ª edição. São Paulo: contexto. 1992.
Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia - Volume 5
Helena Pais e Nieve Dios
Nenhum comentário:
Postar um comentário