sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INDICAÇÃO


Título: O Espaço Geográfico: ensino e representação
Autoras: Rosângela Doin de Almeida e Elza Yasuko Passini
Editora: Contexto

Qual será a melhor maneira de ensinar as crianças a interpretarem mapas?
O livro “O Espaço Geográfico: ensino e representação” nos mostra que as noções básicas da geografia iniciam-se no período entre 5 a 8 anos, quando estas conseguem distinguir o que está a esquerda e o que esta a direita delas mesmas. É a partir dessa noção que a criança começa a perceber o posicionamento das coisas para em seguida distinguir norte, sul, leste e oeste.
Depois dessa fase, até os 11 anos, a criança demonstra saber o que esta a direita e a esquerda, tendo como referencia um colega ou objeto. Segundo as próprias autoras:
 "Essa questão da lateralidade deve ser considerada devidamente pelo professor ao trabalhar noções de orientação para levar à descentralização necessária ao entendimento de referenciais geográficos e não reforçar o egocentrismo ligado ao esquema corporal." (pág. 42)
Outro ponto importante são as noções de medidas, desenvolvidas a partir de partes do corpo (palmos, pés...) para em seguida, utilizar unidades de medidas (metro, quilometro, centímetro...). Isto facilitará a compreensão do aluno quando o professor começar a trabalhar escalas.
Por fim, começa o trabalho com mapas. O professor deve orientar os alunos a fazerem inicialmente a leitura de mapa, analisando o que cada aluno já sabe da mesma. Isto engloba desde a leitura do título e legenda até a diferença entre determinados tipos de mapas (regionais, relevo, clima etc). Para tal, é recomendável o uso do auxílio visual, ou seja, mapas que demonstrem as regiões, cidades, estados e países.
Concluindo, nota-se que a leitura de mapa vai além de decorar os estados brasileiros ou observação do mapa mundial. Ela é todo um processo onde é trabalhado com o aluno a construção da leitura destes, bem como lateralidade e compreensão de escalas.

Helena Pais

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