O
espaço da Educação Infantil deve ser um local de descobertas, de despertar a
curiosidade, exploração e a pesquisa deve potencializar na criança: o imaginário, o lúdico, o artístico, o
afetivo e o cognitivo, seus eixos norteadores devem ser o brincar e a
interação. Local onde a criança se sinta ‘livre’ para estes aspectos para
correr, movimentar-se.
O espaço físico e
ambiente deve ser planejado antes mesmo de sua construção. O Educador deve proporcionar a criança
atividade de desafiá-los e explorar o espaço destinado a eles levando em
consideração apenas o cuidar e o bem estar, deixando de lado e o ensino e
aprendizagem.
Os
projetos devem estar de acordo com a fase que a criança se encontra, ao
elaborar devem conhecer o modo de pensar, quais os conhecimentos que a criança possui.
É
imprescindível que os Projetos Políticos Pedagógicos e Planos Pedagógicos devem
estar de acordo com As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil
nesta concepção voltada ao olhar da criança ao ser elaborada, juntamente com as
Leis Constitucional e da Educação e/ou até mesmo complementá-las com os
Referenciais Nacionais Curriculares da Educação Infantil.
O
brincar é primordial na Educação Infantil, neste momento que a criança
fantasia, imagina e o brinquedo favorece a aproximações com a realidade e
também os objetos. A professora deve ter seu olhar observador, se possível com
registros, de acompanhamento deste momento de criar, imaginar da criança.
Portanto
o espaço que se destina a Educação Infantil local de ensino aprendizagem, de
conhecimento do mundo, de VIDA, de ampliação para si mesmo de cultura
produzindo e reproduzindo Cultura, não acelerando seu crescimento e ser
enxergada como mini adulto. Respeitar seu modo de ver a si mesmo, as pessoas,
os seus espaços, brincadeiras e seus anseios.
Nieve Dios
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