terça-feira, 2 de outubro de 2012

O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL



     O espaço da Educação Infantil deve ser um local de descobertas, de despertar a curiosidade, exploração e a pesquisa deve potencializar na criança: o imaginário, o lúdico, o artístico, o afetivo e o cognitivo, seus eixos norteadores devem ser o brincar e a interação. Local onde a criança se sinta ‘livre’ para estes aspectos para correr, movimentar-se.
            O espaço físico e ambiente deve ser planejado antes mesmo de sua construção. O Educador deve proporcionar a criança atividade de desafiá-los e explorar o espaço destinado a eles levando em consideração apenas o cuidar e o bem estar, deixando de lado e o ensino e aprendizagem.
Os projetos devem estar de acordo com a fase que a criança se encontra, ao elaborar devem conhecer o modo de pensar, quais os conhecimentos que a criança possui.
É imprescindível que os Projetos Políticos Pedagógicos e Planos Pedagógicos devem estar de acordo com As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil nesta concepção voltada ao olhar da criança ao ser elaborada, juntamente com as Leis Constitucional e da Educação e/ou até mesmo complementá-las com os Referenciais Nacionais Curriculares da Educação Infantil.
O brincar é primordial na Educação Infantil, neste momento que a criança fantasia, imagina e o brinquedo favorece a aproximações com a realidade e também os objetos. A professora deve ter seu olhar observador, se possível com registros, de acompanhamento deste momento de criar, imaginar da criança.
Portanto o espaço que se destina a Educação Infantil local de ensino aprendizagem, de conhecimento do mundo, de VIDA, de ampliação para si mesmo de cultura produzindo e reproduzindo Cultura, não acelerando seu crescimento e ser enxergada como mini adulto. Respeitar seu modo de ver a si mesmo, as pessoas, os seus espaços, brincadeiras e seus anseios.

Nieve Dios

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