sábado, 27 de outubro de 2012

CARTILHAS: POR QUE TANTA CRÍTICA?

 Com tantas pessoas que foram alfabetizadas pela cartilha, por que ela é tão criticada por tantos pedagogos? E o que o Construtivismo tem de diferente?
 O Construtivismo é uma corrente teórica na qual a criança, mediada pelo professor, constrói o seu conhecimento e não simplesmente decora a matéria estudada.
 Alfabetizar pelo Construtivismo é muito  mais do que juntar letras para formar sílabas, sílabas para montar palavras e palavras para formar frases sem sentido ou fundamento como as vistas em cartilhas ("A pata nada"; "O bebê é da babá" etc). É, a partir de textos e/ou histórias, debater com os alunos, fazendo-os refletir e pensar sobre o assunto.
 Analizando determinada escola juntamente à professora (cujos nomes não serão mencionados para preservar a identidade da instituição, professora e alunos), pode-se observar crianças que foram alfabetizadas por cartilhas, pelo construtivismo ou que simplesmente tem dificuldade em leitura e escrita por questoes patológicas. As crianças alfabetizadas por cartilhas apresentam extrema dificuldade em interpretar enunciados simples. Para tal, elas dependem do auxílio da professora que por sua vez está trabalhando com estes interpretação de textos. Já os que foram alfabetizados pelo Construtivismo (por estarem ainda no segundo ano) tem mais facilidade em interpretá-los. Por muitas vezes solicitam ajuda para isso, mas a professora pede que releiam o enunciado e, quando o fazem, conseguem compreender o que se pede.
 Carlos Rodrigues Brandão, um estudioso da Pedagogia Freiriana, diz "Voltemos a uma Educação centrada, não em manuais de como fazer, mas em livros, em reflexões e momentos de diálogo, mais centrados em como ser e como viver". Talvez sejam estes as cartilhas, onde as frases dão enfoque em decorar as sílabas para formar palavras. Mas há uma grande falha neste processo que é a formulação de frases coerentes. As cartilhas formulam frases com sonoridade, onde o aluno acaba decorando-as. Uma alfabetização focada nisto acaba não dando sentido ao que se escreve, logo, o aluno não consegue buscar sentido nas frases. Ele pode se alfabetizar, mas a dificuldade na interpretação de textos na séries seguintes será visível.



Helena Pais 

Quer saber mais sobre alguns projetos inspirados na Pedagogia Freiriana? Acesse: www.paulofreire.org e saiba mais sobre o Instituto Paulo Freire
 

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