sábado, 3 de novembro de 2012

QUE HISTÓRIA É ESSA?: O QUE DIREMOS?

"Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais..."
Elis Regina (Intérprete) - "Como nossos pais"

 "Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500...
A princesa Isabel assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888...
Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500...
A princesa Isabel assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888...
Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500...
A princesa Isabel assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888...
A PRINCESA ISABEL CABRAL DESCOBRIU OS ESCRAVOS EM 22 DE MAIO DE 1588......."

Que confusão não é mesmo? Este é um exemplo um tanto que exagerado do ensino tradicional, onde acredita-se que as crianças só aprendem quando decoram. Mas de que adianta tanta "decoreba" se o aluno acaba não entendendo de fato sobre aquilo? Segundo Simone Selbach, "no bom ensino de História, é essencial que o aluno transforme as informações que ouve em conhecimento"¹
 Ao construir tal conhecimento, podemos dizer que o aluno "expandiu sua mente". Não deixará que a mídia influencie em suas escolhas, torna-se um cidadão crítico.
 Podemos ter como um bom exemplo o período ditatorial, onde por 21 anos o Brasil esteve a mercê dos militares. A população não contente com esta decisão, foram a luta onde muitos morreram lutando pelo seu ideal. Com o movimento das Diretas já, em 1985 o Brasil volta a ser uma República Federativa. E o que houve depois disto?
 Muitos presidentes, deputados, governadores, pefeitos etc começaram a desviar dinheiro público. Isso tornou-se algo tão normal que a população já não liga mais quem ficará no poder. Frases como "São todos políticos corruptos" são muito faladas em época de eleição (bem como fora dela), como se a população não tivesse sua parcela de culpa. Volando ao exemplo da ditadura, a população não satisfeita lutou por seus ideais. Já agora, acomodados que estão, preferem deixar como esta, dizendo que o país nunca prosseguirá. O que houve com o nosso país?
 Este foi um exemplo de uma possível aula de história onde os alunos são convidados a debater, expor suas opiniões, refletir e aprender sobre a Ditadura Militar, relacionando-a com a população atual. Claro, devemos lembrar de que boa parte da população não enfrentava os militares por medo de morrer.
 Nisto, podemos concluir que uma aula de história não precisa ser apenas a "decoreba" de que todos falam. Pode-se abordar diversos assuntos e fazer com que os alunos reflitam sobre a sua realidade e, por que não, ir a luta de seus ideiais.
 Questionemos e mudemos nossa realidade! Para que as crianças do futuro não sejam os mesmos vivendo como os pais.

Helena Pais
________________________________________________________________________________
¹ SELBACH, Simone (supervisão geral) História e Didática. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário